Decorações de Ano-Novo: Shimekazari しめ飾り

Entre o dia 26 e o dia 27, as árvores de Natal são retiradas das ruas e casas japonesas, e é colocada a decoração de Ano Novo. Sendo mais tradicional do Japão do que o Natal, a festividade de acolhimento ao Ano Novo tem um significado profundo, ligado aos cultos animistas e agrícolas do país. Vamos explicar alguns deles neste post e seguintes.

Foto: Shimekazari – しめ飾り – Decoração de corda crua, sobre a porta ou junto à entrada, para separar a dimensão pura da impura e acolher os espíritos benéficos.

No ano novo, o しめ飾り costuma ter alguns elementos específicos, tais como cordão decorativo (com cor vermelha e branca), às vezes pequenas laranjas, e muitas vezes leques ou fitas, bem como o papel branco em ziquezague, sendo esse o elemento mais importante para separar espiritualmente os espaços (interior/exterior; puro/impuro). Note-se como o kanji incluí o radical para “comer” e o radical para “pequena cidade”, pois estas festividades definiam a identidade e coesão das comunidades e eram celebradas com a partilha de comida.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s