Sobre

O projecto cultural “Um longo Verão no Japão” é uma aventura que se define com três ideias: partilha de saberes, voluntariado cultural, aprofundar de relações bilaterais (Portugal-Japão). Como nenhuma das acções deste projecto foi patrocinada, apoiada ou gerou lucro é quase um sinal de insanidade que ainda continue! Mas, como diz o poeta: “O amanhã é dos loucos de hoje…”

Este projecto nasceu no final de 2012, depois de regressar do Japão (2ª estadia), e por perceber que poderia partilhar os resultados da minha investigação e das minhas experiências. Inicialmente foi pensado como um programa com quatro dimensões: uma página de Facebook que lhe permitia ser interactivo, uma exposição de fotografias de carácter itinerante, um pequeno livro que foi publicado e rapidamente se esgotou, e um mapa interactivo (ainda disponível) através do qual era possível “viajar” aos lugares das fotos/livro.

Durante o ano de 2013 o “Um longo Verão no Japão” fundiu-se parcialmente com uma outra iniciativa da qual fui co-organizadora: a celebração dos 470 anos de relação Portugal-Japão na cidade e na Universidade de Coimbra. http://www.pt.emb-japan.go.jp/470Anos/NAMBAN_COIMBRAprograma.pdf

Depois, em 2014, poderia ter encerrado este capítulo… Mas não tive coragem de fechar uma página (na altura apenas de facebook) que já tinha centenas de seguidores. Subitamente apercebi-me que estava a gerir a única página portuguesa independente (isto é, sem ligação a empresas, organizações ou Estado) na qual uma comunidade activa de visitantes procurava e partilhava informação sobre a relação Portugal-Japão, e ainda para mais a página que tinha mais seguidores (e isto não é o número de “gostos”, é o número de participantes activos).

Assim, apesar de a exposição já não estar mais na estrada, de o livro se ter esgotado, e de estar inclusivamente a desenvolver outros projectos (outras exposições, outros livros, e não só…), o “Um longo Verão no Japão” continuou a ser um mural feito de tudo o que liga Portugal e o Japão, com o extra de pequenas notícias ou curiosidades sobre o país do sol-nascente.

Este blogue é a extensão natural da filosofia que tem orientado o meu trabalho, pretende proporcionar a partilha de textos mais completos e muito mais material, para além de chegar a um público que porventura não frequente o facebook.

Para qualquer questão enviem email

umlongoveraonojapao@gmail.com

 

 

 

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s