Partilha de Haiku – poesias breves do Japão

Quando? dia 9 de Agosto (sexta-feira) , das 21h às 22h

De que forma? online, com link de acesso a ser enviado por email para quem o solicitar através do formulário abaixo indicado ou por mensagem/email.

O nosso email é umlongoveraonojapao@gmail.com. Estamos também nas redes sociais Facebook e Instagram.

Preço? gratuito.

Como se preparar para participar? Pratique HAIKU e tenha preparados alguns exemplos para apresentar/discutir na sessão. Iremos começar logo com prática, já que esta não é uma sessão de formação teórica.

Gostaria de participar num evento onde criamos juntos poesias breves do Japão ?

Esta sessão foi pensada como um prolongamento da nossa formação de HAIKU (que decorreu em Julho), mas é aberta ao público geral.

Será preferível que, ao participar, apresente os poemas nos quais está a trabalhar, para os debatermos e melhorarmos em conjunto.

Quer esteja em iniciação absoluta ou já seja um praticante de HAIKU, todos são bem-vindos, pois vamos partilhando e aprendendo.

Esta não é uma sessão de formação, não será dada “matéria ” de forma expositiva, mas como “oficina de escrita” esteja à vontade para participar e conhecer outras pessoas com interesses semelhantes.

Seguiremos os cânones de HAIKU segundo a escola de Basho e seus seguidores, com alguns pontos de referência elementares, entre eles:

  1. A estrutura do HAIKU ideal será a seguinte: 1º verso com 5 sílabas, 2ª verso com 7 sílabas, 3º verso com 5 sílabas. Será dada muita flexibilidade na forma como se contam as sílabas, de modo a poder enfatizar a expressividade da mensagem ou a sensibilidade do autor.
  2. Podem ser usadas KIGO (palavras sazonais) de qualquer estação ou micro-estação (não temos de nos limitar ao Verão que decorre neste momento).
  3. O efeito de KAKEKOTOBA pode tanto ser dado por palavras específicas (modo japonês) como pela forma como se escolhe descrever o momento/aludir a algo.

Anterior

Your message has been sent

Atenção
Atenção
Atenção
Aviso!

Deixe um comentário