Um livro sobre o mundo dos livros! O que mais poderíamos pedir?
Dia 9 de Outubro , às 21h *
ONLINE
O Destino da Livraria de Kichijoji foi lançado em Portugal este ano (2024) pela Singular ( Porto Editora) , tendo sido belissimamente traduzido do original japonês por André Pinto Teixeira, e encontra-se facilmente em livrarias e plataformas online. A escrita de Kei Aono é refrescante, escorreita, e apresenta múltiplas perspetivas sobre os eventos da narrativa, colocando-nos dentro dos pensamentos e sentimentos dos vários personagens. É uma escrita de imensa inteligência emocional e aguda observação da sociedade japonesa. Sem pretensão de ser ensaístico , este livro acaba por ser um mergulho sociológico também.
Recomendamos este livro para o nosso Clube de Leituras de Outubro, correspondente ao período de leitura do mês de Setembro e início de Outubro, porque é um livro particularmente adequado às características deste mês atarefado, com o regresso à “rotina quotidiana” para muitos de nós. É um livro que nos motiva a ler sem qualquer dificuldade, sendo fácil seguir a trama como se de uma novela ou mesmo série se tratasse. O desafio é não o ler todo de seguida!
* O acesso ao Clube de Leituras do Oriente é livre e gratuito, e realiza-se online, tendo lugar às 21h em horário de Portugal Continental e (geralmente) numa das 2 primeiras quartas-feiras de cada mês. As sessões guiam-se pela cordialidade e partilha, e não serão gravadas. A duração média de cada sessão é uma hora, mas depende da interação entre os participantes. Uma breve apresentação dos temas pertinentes no que diz respeito à compreensão de história e cultura japonesa será feita no início pela moderação, nomeadamente informações contextuais relevantes para o domínio da história cultural e das mentalidades & Estudos Japoneses, e depois todos os participantes podem contribuir para a discussão. Ocasionalmente há convidados especiais.
Para inscrição, deverá contactar a organização através de:
anabarroscancela@gmail.com +351 963 382 500 Rua do Rosário, 343, Porto, Portugal
Nesta sessão serão apresentados os princípios da teoria da nutrição japonesa , designada SHOKUIKU, segundo o programa oficial do Governo do Japão, o qual é implementado no sistema escolar e em diversos serviços de saúde.
A formação irá incidir sobre aspetos de história e cultura japonesa, bem como apresentar os pilares teóricos do SHOKUIKU, que capacitam os participantes para um futuro desenvolvimento dos seus estudos e práticas nestas áreas.
Sendo uma sessão de introdução, fica a possibilidade de desenvolvimento de mais sessões no futuro.
Tens o sonho de conhecer o Japão mas não sabes por onde começar ?
Estás farto de ver propostas de Viagem ao Japão que ultrapassam em muito o teu orçamento e nem sequer parecem interessantes?
Gostarias de te preparar para conhecer o Japão aprendendo mais sobre a sua história, cultura, sociedade e tradições , sabendo que tanto antes como durante a viagem estás acompanhado de quem te pode explicar essas matérias?
Então isto é para ti !
Sessão de esclarecimento, online, sobre os nossos programas de
Visita Cultural ao Japão para 2025.
A data e horário previsto para esta sessão será o dia 28 de Setembro,
sábado, às 21h , em horário de Portugal Continental.
O link de acesso online será enviado após confirmação de condições de adesão.
Este formulário dedica-se a receber pedidos de inscrição para participação numa sessão online, a qual é de natureza extraordinária e sem repetição prevista, em benefício de Associação Cultural Novas Ideias – ACNI.PT – e dos seus associados, bem como dos elementos que trabalharam ativamente e diretamente na organização do evento GOLDEN DAY ALMADA, na qualidade de associados ou de voluntários não associados (excluindo parceiros institucionais ou profissionais remunerados).
Esta sessão também está disponível para quem solicitou inscrição no workshop de tema análogo que se realizou no GOLDEN DAY ALMADA mas que, por limite de número de lugares na sala, não teve possibilidade de assistir.
Para esses, o @proj-japaoeportugal.org vai abrir uma oportunidade única , a título de agradecimento*, para poderem ter conhecimento detalhado relativo aos programas de Visita Cultural ao Japão de 2025 com vagas ainda disponíveis.
* Obrigado por nos terem acolhido no GOLDEN DAY ALMADA no mês passado! Como houve muita procura do workshop “Tudo o que precisas saber para viajar ao Japão”, muito mais do que estava dentro da capacidade da sala, e já que ficaram muitas pessoas de fora, criámos este evento online para poder chegar a todos!
Nesta sessão vamos apresentar o nosso conceito original e exclusivo: “Visita Cultural ao Japão”.
Não há uma só “Visita Cultural ao Japão”, pois este é um conceito base e não um “programa” em particular. Todos os anos há 2 ou mais destas Visitas e nunca são iguais entre si, nem no mesmo ano , nem em anos diferentes. Por isso cada experiência de uma destas Visitas é única!
Quando começámos a realizar este tipo de passeios no Japão, eram chamados de “Visitas de Estudo”, e depois de 2020 mudámos o nome para “Visita Cultural”, mas o conceito é o mesmo. Durante a nossa passagem pelo Japão fazemos workshops, assistimos a espetáculos, temos oportunidades de encontro com os residentes locais através de associações que são nossos parceiros, realizamos visitas guiadas, e o itinerário é desenhado para potenciar certas temáticas de aprendizagem (daí ser uma “visita de estudo”) que correspondem ao desenvolvimento do que já foi dado nas sessões de preparação.
Trata-se de programas organizados à margem de qualquer via comercial ou fins lucrativos, sem mediação de agências de viagens, para pequenos grupos interessados em conhecer o Japão e que incluem , sem quaisquer custos adicionais, sessões de formação sobre diversos aspetos de história, sociedade e cultura nipónica, em formato online, bem como sessões de preparação para a viagem em todos os seus aspetos logísticos.
As sessões de formação pré-viagem são gratuitas e obrigatórias, pois não se consideram um simples “acréscimo” da Visita! A formação em diversos aspetos de história e cultura japonesa são parte fundamental do percurso que levará a ter capacidade de usufruir da experiência em si, para além de criar laços significativos entre os participantes, que geralmente estão em diferentes lugares e só virão a conhecer-se pessoalmente durante a viagem.
Os grupos (ou “turmas”) em Visita são sempre entre 4 a 8 pessoas. Procuramos, idealmente, ter apenas 6 pessoas por cada turma em viagem. Isto permite-nos rechear os dias de workshops, passeios com os residentes locais, e muitas experiências imersivas, para um contato próximo e realmente pedagógico, que transformará a perspetiva sobre o que é o Japão e os japoneses. Não podemos ter grupos maiores porque quem nos recebe em casa não tem esse espaço.
Quem tem beneficiado da oportunidade de conhecer previamente os programas de Visita Cultural ao Japão?
Este benefício é apenas concedido normalmente a membros beneméritos que contribuem para a manutenção do Projeto através de donativos, ou então por via de pedidos de atendimento em regime de consultoria (paga) junto da autora dos referidos programas, pelo que esta é uma oportunidade extraordinária e sem quaisquer custos associados.
Os participantes nesta sessão podem confirmar a sua adesão a qualquer um dos programas apresentados durante a própria sessão ou até 10 dias úteis depois da mesma, sujeito à existência de disponibilidade.
UPDATE: um dos programas – o das férias da Páscoa – tem neste momento apenas 1 (uma) vaga; o programa de Fevereiro – que inclui as primeiras sakura a florir no Japão e também a única excursão a Hokkaido de 2025 para aprender sobre o povo Ainu – tem neste momento apenas 4 vagas. (atualização 4-9-2024)
A data e horário previsto para esta sessão será o dia 28 de Setembro, sábado, às 21h , em horário de Portugal Continental. O link de acesso online será enviado após confirmação de condições de adesão.
Esta sessão não será gravada e não se autoriza a captação de som, imagem, captura de ecrã ou registo de citações por terceiros, participantes ou audiência.
A sessão está aberta a menores de idade, desde que acompanhados pelos respetivos encarregados de educação ou maior de idade que seja por eles responsável. A organização recomenda supervisão a jovens de 13 a 18 anos, e desaconselha acesso à sessão a menores de 13 anos, por não nos ser possível filtrar inteiramente os conteúdos da conversação online em direto.