Porque é que aparecem sempre os mesmos lugares (do Japão) nos reels, posts e tiktok? Como descobrir alternativas? Onde estão os “segredos” com tranquilidade e autenticidade?

Este post vem dar seguimento ao post que foi publicado em https://umlongoveraonojapao.com/2025/01/08/esta-vila-de-termas-chamada-de-viagem-de-chihiro-na-vida-real-tambem-se-fartou-de-turistas-conhece-as-restricoes/. Nessa publicação alertámos para a situação de uma pequena estância termal no Japão que, apesar dos seus largos séculos de história e estimado uso pelos japoneses, se tornou num inferno devido à ultra popularidade nas redes sociais, sendo tomada de assalto por quem a visita sem contribuir para o funcionamento das termas ou alojamentos, apenas para fazer vídeos na rua e estimular o crescimento do seu número de seguidores online. No decorrer de alguns incidentes, as autoridades locais decidiram implementar restrições muito significativas, já em vigor e pelo menos até à Primavera deste ano (com possibilidade de prolongamento). Mas, como acreditamos mais em informar do que em criticar, estendemos o nosso serviço ao proporcionar algumas dicas úteis para quem desejar alternativas.

Se abandonar a subscrição de plataformas comerciais, e se deixar de seguir influencers sem credenciais para prestar consultoria cultural ou fomentar práticas de turismo responsável, então o seu algoritmos deixará de alimentar posts virais e poderá passar a aceder a conteúdos mais realistas. Neste post pretendemos mostrar-lhe como existem alternativas à ultra-popular Ginza Onsen, tão ou mais interessantes, e desmontar a crença (falsa) de escassez de “lugares mágicos” no Japão. Na verdade, há muitas alternativas, e cada um destes lugares é encantador à sua maneira.

Para quem procura alternativas e quer desfrutar da cultura das termas – que é parte integrante da cultura japonesa – beneficiando ainda dos componentes terapêuticos das águas vulcânicas, apresentamos aqui a vila termal de Shuzenji. Esta localidade é de fácil acesso para quem está em Tokyo, o que foi uma das razões para a escolhermos como exemplo. Recomendamos a consulta do website oficial SHUZENJI-KANKOU.COM

Nesta plataforma (acima indicado) podem descarregar o mapa em PDF.

Esta estância termal tem 1200 anos de história! Foi fundada para recuperar a saúde dos peregrinos (budistas) depois de longas caminhadas. Na prefeitura de Shizuoka estas foram as primeiras termas a receber a aprovação de “termas de águas para beber” (e não apenas para banhos). O PH é de 8,6, portanto o efeito mais notório é sobretudo ao nível da qualidade da pele.

Pode deslocar-se de carro ou de transporte público:

Alguns dos encantos de Shuzenji Onsen são: o bosque de bambu, Niji-no-Sato (fica a 2,5km do centro), Momiji-Bayashi (ideal no final de Novembro, fica a 3km do centro), Jardim Bairin (ideal em Fevereiro), e até se pode ir de táxi ou carro alugado a Daru Yama para ver vistas do Monte Fuji!

Gostaria de saber mais alternativas a destinos afetados pelo subreturismo? Também dá primazia a uma experiência cultural imersiva e a contribuir para uma gestão sustentável do património cultural e natural? Se sim, contacte-nos, pois a partir do segundo semestre desta ano vamos retomar os procedimentos para formar as turmas que irão fazer a preparação e viagem, no âmbito do nosso programa de Visita Cultural ao Japão.

Deixe um comentário