Clube de Leituras do Oriente – Setembro

Durante o mês e Agosto vamos concentrar as leituras e materiais pedagógicos nas aulas presenciais de Estudos Japoneses em Coimbra*, por isso não existirá Clube de Leituras do Oriente como tal. Mas voltamos em Setembro!

Junte-se a nós, a partir de qualquer parte do país ou do mundo, no horário das 21h de Portugal continental, no dia 22 de Setembro (segunda-feira), através da sala virtual : https://meet.google.com/eik-gxcx-oji

Publicado entre nós pela Editorial Presença, “Kokoro”, de Natsume Soseki, é uma obra de ficção (mas com muitos pontos de contato com a vida pessoal do autor) sobre um estudante universitário a dar os primeiros passos na vida adulta e o seu relacionamento de discípulo-mestre com um homem que é descrito como mais sábio e ansião, mas que tem os seus próprios conflitos e histórias de vida. Neste livro encontramos um instantâneo fotográfico da sociedade japonesa, nomeadamente dos círculos intelectuais, a respeito da crise de valores vivida na transição do período Meiji para a contemporaneidade. Qual o lugar da fé na humanidade, o que é que resta da identidade quando toda a sociedade se reconfigura, e outras questões prementes – tanto dessa época como de agora – coexistem com a evidente inclinação para buscar ligação emocional e conforto entre os seres humanos.

Soseki nasceu em 1867, em Tokyo; “Kokoro” foi publicado em 1914, dois anos antes da morte do autor e é considerado o seu testamento literário.

Quem pode participar no Clube de Leituras do Oriente?

Em princípio as sessões online são de acesso livre e gratuito ao público geral, e não há nenhum pré-requisito. Junte-se a nós de gosta de livros e de leituras, se procura encontrar a sua “tribo”, ou simplesmente se tem curiosidade por este livro. Recomendamos que já tenha lido o livro mas não é obrigatório.

Para quem está a acumular créditos no âmbito do sistema de créditos em estudos japoneses, a leitura integral do livro e participação ativa e/ou papel de moderação nesta sessão do Clube de Leituras corresponde a 10 créditos. Recordamos ainda que estão disponíveis muitas mais oportunidades para acumular créditos, desde workshops (tanto presenciais como online) a aulas, seminários, etc. Facilmente terá oportunidade de acumular os 100 créditos se frequentar apenas uma parte das opções disponíveis no trimestre de Setembro a Novembro, e assim estar plenamente qualificado para reclamar o seu lugar num dos nossos programas de Visita Cultural ao Japão, realizados como visita de estudo e lazer, com programa de estudos japoneses e acompanhamento em Português durante todo o itinerário, o qual é realizado sem fins lucrativos e sem mediação comercial.

*As aulas presenciais durante o mês de Agosto terão lugar na Academia Nova Acrópole de Coimbra, e a inscrição nas mesmas é gerida direta e exclusivamente pela Nova Acrópole.