Olá Leiria!

Dia 19 de Setembro, às 22h

Atlas Hostel Leiria (ver mapa)

Conversas à Volta do Mundo: Japão

 

O Japão está nas bocas do mundo, e dele todos conhecemos um pouco…

Mas o que é o Japão afinal?

Mais de seis mil ilhas, diversas etnias – algumas delas quase invisíveis – e tanta diversidade em tão pouco espaço! O Japão é a única nação do planeta terra a redefinir o seu território, economia e sociedade depois de um deliberado detonamento bélico nuclear. O Japão foi o primeiro país do mundo a identificar e proteger legalmente como “tesouros vivos” as pessoas que atingiram um nível de mestria incontornável em alguma forma de artesanato. O Japão que nos espanta pela educação, que criou a industria do turismo mais subserviente do mundo, vergada à máxima da “omotenashi”, lida ainda com problemas ao nível dos direitos humanos e igualdade de género. Mas o Japão é fascinante, é único, e esta noite vamos explorá-lo juntos no Atlas Hostel de Leiria.

 

atlas hostel leiria mapa

 

Programa de Língua Japonesa

Recomeçamos o nosso programa de língua japonesa em Outubro. Procuraremos concentrar as aulas aos sábados, para maior conveniência dos trabalhadores e estudantes que já têm a semana ocupada. Contudo, poderemos também abrir um horário à sexta-feira à noite – como aconteceu no ano passado – se reunirmos um grupo com o mínimo de 5 pessoas no mesmo nível. Envie-nos email e procuraremos acomodar as suas necessidades de aprendizagem.

curso intensivo outubro 2018 - banner

Como é que se diz…?

8 set 2018 workshop linguistico para viajantes

Neste workshop linguístico aprenderá a pronunciar, compreender e usar as 10 expressões mais úteis em língua japonesa (e outros conteúdos associados), as quais farão toda a diferença na sua experiência de viagem.

Este workshop foi concebido para aumentar a qualidade da experiência daqueles que planeiam visitar o Japão brevemente, desejando conhecer previamente alguns elementos da sua língua, cultura, história e sociedade.

Para além deste workshop linguístico existem outros eventos de formação previstos. Por favor consulte os outros artigos neste blog ou escreva-nos para umlongoveraonojapao@gmail.com

Curso Intensivo

Durante o mês de Julho decorreu o nosso Curso Intensivo de Introdução à Língua Japonesa, para dar um “empurrãozinho” aos alunos que pretendem iniciar a aprendizagem de japonês no próximo ano lectivo.

Se desejar inscrever-se no nosso programa de língua japonesa, quer seja no nível de iniciação ou noutros níveis, contacte-nos através de umlongoveraonojapao@gmail.com

Primeira aula do curso intensivo de Julho 2018

 

Volto já, volte também ;)

Já sabem que aqui neste projecto nunca estamos de férias, mas aproveitamos o período das férias escolares para reagrupar e planear o ano seguinte. Muitas vezes é neste período que temos as ideias que apenas poderemos concretizar muitos meses adiante! Por isso é mesmo fundamental, também para vós amantes da cultura japonesa, que exista esta fase de aparente inactividade. Durante o mês de Julho apenas decorrerá o curso intensivo de introdução à língua japonesa (cujas inscrições já estão encerradas) e durante o mês de Agosto está prevista uma pequena exposição que será apresentada mais tarde. Para todos os que gostariam de se juntar a nós nas actividades do próximo ano lectivo, queiram por favor enviar email para umlongoveraonojapao@gmail.com ou seguir a página do “Um longo Verão no Japão” no facebook.

O Japão no Espiga

FB_IMG_1530624812519

Na quinta-feira (dia 28) o Japão foi o tema da “Viagem ao mundo sem sair do sofá”, uma iniciativa de entrada livre que decorre com regularidade no espaço “Espiga”, no centro do Porto.

Fotos de Mário Brandão – fine art portraits, Porto.

O mural com o mapa-mundo em origami deu logo o ambiente perfeito para o tema do serão, e mesmo uma hora antes do início do evento já havia quem estivesse por ali a marcar lugar.

IMG_20180628_211216_837.jpg

IMG_20180628_211224_084.jpg

Fotos de Inês Matos.

A conversa foi animada, felizmente com grande participação dos membros da audiência, e sempre com o serviço de bar e cafetaria à disposição.

As fotos de Mário Brandão são o melhor registo dessas quase quatro horas de tertúlia e boa disposição, pelo que lhe estou muito agradecida. (Quem fala geralmente não tem como registar o “durante”.)

Informações úteis:

O Espiga fica na Rua de Clemente Menéres, muito perto do Hospital de Sto. António e do Museu Nacional Soares dos Reis. Serve jantares de terça a domingo, e tem bar até à uma da manhã. Regularmente realizam-se eventos: quiz, tertúlias, apresentação de livros, exposições, etc.

Para consultar o álbum com todas as fotos de Mário Brandão siga o link abaixo:

https://m.facebook.com/story.php?story_fbid=10211692605050991&id=1243382673