O-Souji 大掃除 – Limpezas para o Ano Novo

No Japão existe o costume de realizar uma “Grande Limpeza” antes da chegada do Ano Novo. É uma tradição muito prática mas também tem um significado simbólico, já que o objectivo é começar o ano de modo purificado e limpo, pronto para aproveitar as oportunidades que surjam e encher a vida de coisas novas.

Estando no Japão, durante a segunda metade do mês de Dezembro, cada pessoa vai fazendo O-Souji de várias maneiras diferentes, pois há o O-Souji da Escola (se for aluno ou professor), da Empresa (se trabalhar numa empresa), às vezes até do seu bairro, etc. Para além disso, também há o O-Souji da sua própria casa, que nesse caso é feito com a família toda. O O-Souji é portanto um evento comunitário, que fortalece a relação entre os membros de um grupo.

A “Grande Limpeza” tem uma estrutura fixa e um procedimento recomendado. Normalmente, em cada espaço, faz-se de cima para baixo e no sentido dos ponteiros do relógio, passando por todos os cantinhos e todas as superfícies. Há sacos de lixo e sacos de reciclagem, bem como sacos de coisas para doar e de coisas para devolver (emprestadas de outras pessoas). Ao longo do dia das limpezas, as pessoas têm de deitar fora todas as coisas partidas ou estragadas (ou concertá-las convenientemente), e livrar todas as superfícies e cantos de pó. A limpeza do pó é tão importante que tem um nome em si mesmo: 煤払い (susuharai). Originalmente isso significava apenas “limpar a fuligem”, pois as casas japonesas usavam lareiras no meio da sala e nas cozinhas, sendo esse fogo vivo o responsável pela acumulação de fuligem. Contudo, hoje em dia a expressão designa limpar sujidade e pó de modo geral.

A chave do êxito do O-Souji é, como em tudo, a preparação. Por isso damos aqui algumas recomendações básicas:

  1. Marque o dia do O-Souji com as outras pessoas que vão participar, defina o espaço e um número de pessoas adequado a esse espaço, e assegure-se que as operações se iniciam muito cedo (idealmente logo após o nascer do sol).
  2. Prepare comida e bebida para esse dia com antecedência, para não terem de fazer interrupção para cozinhar (e sujar mais entretanto).
  3. Prepare os sacos para as diferentes coisas e , no caso de necessitar de se desfazer de electrodomésticos ou móveis, subcontrate os serviços que os vêm buscar com a devida antecedência, idealmente da parte da manhã.
  4. Tenha materiais de limpeza em quantidade adequada e de todos os tipos que pode precisar.
  5. No dia do O-Souji, motive o grupo no início dos trabalhos e ao longo de toda a jornada; mantendo os ânimos e a boa disposição.
  6. Atribua tarefas simples a claras a cada pessoa, mesmo às crianças, e defina os procedimentos no geral.
  7. Retire todas as coisas que estão à vista e limpe-as antes de as colocar no lugar, e não se esqueça de desencostar os móveis das paredes e limpar por trás, e de retirar os tapetes e limpar por baixo.
  8. Todas as coisas precisam se ser arejadas, por isso coloque cobertores e mantas ao sol e bata o pó dos tapetes antes de os recolocar.
  9. Se tem dúvidas sobre se deve desfazer-se de alguma coisa, pergunte-se se a usou ao longo do último ano, se precisa mesmo dessa coisa, ou se não será melhor fazê-la encontrar-se com um novo proprietário que lhe dê uso.
  10. A tarefa do O-Souji de um determinado espaço e com um determinado grupo deve ficar concluída antes do pôr-do-sol e ainda dar a oportunidade de conviver com alegria no final do trabalho feito.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s