Mais uma obra no nosso banco de recursos pedagógicos !

update 24-11-2022

Em conversa telefónica com a editora solicitámos contacto com a tradutora desta obra para português, de modo a podermos reunir o clube de leituras de janeiro com esta relevante convidada; e iremos procurar ver se é possível um desconto na aquisição do livro para os membros do clube. O acesso na drive do nosso Clube corresponde à “preview” do livro, de aproximadamente 25 páginas iniciais, considerando que o livro se encontra à venda nas livrarias portuguesas.

————————————————————-

Os membros do Clube Privado do Projecto Cultural e Pedagógico Japão e Portugal já têm acesso a mais uma obra através da drive google exclusiva do nosso grupo. Trata-se de uma obra de referência para os Estudos Japoneses e na Antropologia Cultural, pese embora com várias décadas, mas incontornável para quem se interessa pela história do Japão e do povo japonês.

A autora, Ruth Benedict (1887-1948), foi uma das figuras mais eminentes da antropologia do século XX. Um dos seus livros – Padrões de cultura – foi inclusive best-seller quando da sua publicação, ultrapassando o público estritamente académico.

Na obra O Crisântemo e a Espada podemos vislumbrar o início do desenvolvimento da escola americana de Estudos Japoneses. A obra foi encomendada quando os EUA se encontravam em guerra com o Japão, para criar um conhecimento eficiente do “inimigo” com vista a uma resolução do conflito que permitisse posteriormente reorganizar politica e socialmente o Japão em consonância com os seus próprios padrões de cultura e o governo local, evitando assim futuros conflitos nessa região do mundo e entre aqueles e os americanos.

O Crisântemo e a Espada veio a ser publicado em 1944 e, visto que nenhuma outra obra tão profundamente suportada por trabalho-de-campo tinha alguma vez sido feita, tornou-se imediatamente uma referência.

Os alunos, professores, colaboradores e amigos, e todos aqueles que se juntam ao nosso Projecto Cultural como membros beneméritos, podem agora aceder gratuitamente à consulta desta obra, convenientemente traduzida para português.

Em breve iremos anunciar a data de reunião do Clube de Leituras dedicada a este livro, o qual terá acesso online a partir de qualquer parte do mundo, será conduzido em língua portuguesa e é sempre de acesso gratuito. Qualquer membro do público geral pode ter acesso a sessões do Clube de Leituras, pese embora apenas os membros do grupo privado do nosso projecto cultural e pedagógico tenham acesso à preview de livros e eventuais descontos assegurados pelas editoras. Contacte-nos para mais informações.

Deixe um comentário