Começar o ano da melhor forma: inspirações zen

O Projecto Cultural e Pedagógico Japão & Portugal vai realizar dois eventos em Janeiro de 2023 para formação, experiências e desenvolvimento pessoal em colaboração com o espaço Refúgio Zen na cidade de Coimbra. Estes eventos terão critérios de participação e de inscrição a definir pelo Refúgio Zen e estarão abertos ao público geral.

As inscrições em cada um dos eventos abaixo indicados serão sempre finalizadas 3 dias úteis do referido evento, pelo que se solicita aos interessados não deixar para “última hora” a reserva de lugar.

O Refúgio Zen localiza-se na rua Bernardo de Albuquerque 25 (por trás do Franguinho de Celas e no mesmo edifício da Escola de Condução de Celas – Mundo Driver ) em Coimbra. Podem visitar no horário de expediente, das 10h às 20h, exceto domingos, ou contactar por telefone 960091058 ou email orefugiozen@gmail.com. O formulário de contacto está disponível em: https://orefugiozen.com/contactos/

Dia 7 de Janeiro (sábado), manhã e hora de almoço

Formação básica sobre “Shokuiku” – a teoria da nutrição japonesa, seguindo os conteúdos fundamentais do programa do ministério da educação do Japão, mas adaptados a uma população adulta e ao público específico desta sessão. Nesta formação, para além da exposição de conteúdos, iremos apresentar exemplos práticos e também existirá a oportunidade para degustação de alguns ingredientes comuns no Japão mas não tão comuns fora do Japão. Seguindo o espírito do Shokuiku original, vamos apresentar alternativas adaptadas às necessidades nutricionais das populações locais, recursos do ecosistema regional e que favorecem menor pegada ecológica (porque não é preciso usar modelos 100% japoneses para se colher os benefícios do Shokuiku, já que o mais importante é a relação entre a saúde, o alimento, a região e a sustentabilidade).

No final desta sessão, os participantes terão oportunidade de colocar em prática os conteúdos mais “culturais” do programa do Shokuiku, ao tomar uma refeição previamente preparada. Esta refeição será um “obento” japonês que exemplifica o equilíbrio nutricional do Shokuiku e proporciona uma amostra de técnicas culinárias japonesas.

Cada participante tem a responsabilidade de comunicar até 3 dias úteis antes da sessão se tem regime alimentar (por razões médicas) ou alergia alimentar que possam condicionar a preparação da refeição (ex.: diabetes, hipertensão, alergia a lactose, alergia a amendoim, etc). Sempre que possível serão procuradas alternativas para desfrutar da sessão mas não podemos garantir um “obento” para cada caso.

Dia 14 de Janeiro (sábado) de manhã

“Hábitos Japoneses para uma Vida Melhor”

Com base no livro “25 hábitos japoneses para uma vida melhor” de Masaki Ishiguro e também fundamentada no conceito japonês de “ikigai”, esta sessão de formação pretende proporcionar a oportunidade de desenvolvimento inter e intra-pessoal dos seus participantes, sem qualquer limitação ao nível de conhecimentos prévios sobre estudos japoneses. Os conteúdos serão apresentados de forma introdutória e os exercícios serão orientados numa perspectiva prática.

Os participantes devidamente inscritos terão acesso à consulta da edição do livro acima indicado, sendo que se trata de uma edição em espanhol (não há edição em português) através de um link para a drive de estudos do @proj-japaoeportugal.org onde o livro se encontra disponível em PDF.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s