Update sobre programas de visita ao Japão

Japan adds more countries to entry ban list amid COVID-19 pandemic | Times  of India Travel

Os programas de visita cultural ao Japão, que estavam previsto para a Primavera de 2022, e que se realizariam sem fins lucrativos, com organização do nosso próprio Projecto Cultural e Pedagógico e dos nossos parceiros no Japão, não se poderá realizar porque o Japão permanece com as suas fronteiras encerradas e permanecerá interdito a turismo ao longo dos próximos meses.

Tivemos conhecimento, de fonte credível (ver links abaixo), que o Japão não abrirá as suas fronteiras para turismo de modo conveniente e seguro (nomeadamente sem as longas quarentenas em hotel designado pelo governo) ao longo dos primeiros meses do ano e por esse motivo sentimo-nos na obrigação de ir já avançando com a reconfiguração dos nossos planos.

Recordamos que, ao longo dos meses de Setembro e Outubro, o Governo Japonês tinha admitido a re-entrada de estrangeiros com residência permanente no país, tinha aberto o processo de requisição de visto para trabalhadores e para estudantes, estando em vias de ensaiar medidas aplicáveis a turistas. Foi isso que nos fez considerar os planos para a Primavera como algo ainda exequível.

Contudo, um aumento no número de casos dos países da Europa Ocidental e América, seguido do aparecimento da variante omicron na África do Sul, fez com que o Japão revogasse todos os vistos entretanto atribuídos e voltasse a fechar as fronteiras em absoluto.

Neste momento nem sequer os estudantes, cientistas, investigadores, empresários, investidores, estagiários e trabalhadores contratados podem facilmente entrar no país. Considerando que a entrada no Japão para fins de turismo será sempre secundária em relação aos casos acima descritos, estimamos que as boas notícias para os que desejam visitar o país apenas se façam sentir daqui a alguns meses, e nunca a tempo da execução dos programas de Primavera. Assim sendo, no que toca à nossa parte, estes vão ter de ser reconsiderados. Isto é, não se vão realizar na Primavera e vão sofrer alterações que lhes permita tirar o melhor partido possível caso possam realizar-se no Outono.

Os programas de Residências Artísticas – que seriam em casas familiares e outras estruturas não turísticas – serão cancelados para todo o ano de 2022, tal como aconteceu em 2020 e em 2021. Os programas para intercâmbio linguístico e cultural continuarão apenas online, sem viagens entre os dois países.

No que diz respeito ao Programa de Visita Cultural ao Japão – edição de Primavera, a reconfiguração para um programa de Outono será na mesma uma iniciativa para os membros, colaboradores e amigos deste Projecto, sem recurso a agência de viagens, e sem fins lucrativos para este Projecto. Se estiver interessado, poderá ter acesso a informações sempre actualizadas ao tornar-se membro do nosso Clube Privado.

A informação em relação ao controlo de fronteiras do Japão é pública e está disponível nos websites oficiais, em japonês e inglês. Recomendamos a todas as pessoas que estão a considerar visitar o Japão em 2022 que procurem as informações oficiais, vendo para além das publicidades e do marketing, por mais “legítimo” que possa parecer um determinado anúncio (publicidade é sempre apenas publicidade).

De facto, temos conhecimento de organizações – legítimas e certificadas – na área das viagens e turismo que estão a vender neste momento tours ao Japão para o período da Primavera, mesmo tendo conhecimento que a entrada de turistas é interdita, tem estado interdita desde 2020 e que o Governo Japonês não deu uma data para reabertura – pelo contrário, até apertou os controlos de fronteiras desde Novembro. Não conhecemos em que moldes o fazem, nem se os mais incautos terão os seus investimentos mais tarde reembolsados, mas sentimo-nos no dever de avisar, até porque recebemos muitos pedidos de esclarecimento nesse sentido.

Entre os nossos alunos, professores, colaboradores e amigos, iremos visitar o Japão logo que seja possível, planeando com cuidado e com antecedência, em roteiros desenhados de acordo com o foco na aprendizagem, cultura, arte e um verdadeiro sentido de “imersão” no Japão actual.

Se desejar planear a sua própria viagem de modo totalmente autodidacta, considere os seguintes websites:

Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar – Governo do Japão:

https://www.mhlw.go.jp/english/

Ministério dos Negócios Estrangeiros – Governo do Japão:

https://www.mofa.go.jp/ca/fna/page4e_001053.html

Embaixada do Japão em Portugal:

https://www.pt.emb-japan.go.jp/itpr_pt/visitarojapao.html

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s