Certificação em Língua Japonesa: como obter ?

Estamos em plena fase de inscrições para o JLPT – Japanese Language Proficiency Test de 2022!

Prepara-te para o Exame de Proficiência de Língua Japonesa com as nossas aulas online, em horário pós-laboral e dadas por professor com certificação.

Sabe mais em https://forms.gle/H5YtLxqKdzNcsBFv8

Mesmo quem não tem a língua japonesa como sua língua materna pode aprender japonês com o objectivo de vir a obter uma certificação. O nível de proficiência em japonês é avaliado através de exames e o candidato obtém assim um certificado com validade internacional e também com validade no próprio Japão. Neste artigo vamos esclarecer algumas das dúvidas mais frequentes em relação à aprendizagem de japonês com a finalidade de obter certificação, nomeadamente para quem é português ou reside em Portugal. Esperamos que seja útil e aguardamos pelos vossos comentários no final.

1 ) Se eu estudar japonês sozinho e usando recursos da internet posso obter certificado?

R.: Não. Os cursos online ou os recursos pedagógicos que o aluno eventualmente possa reunir por si mesmo podem ser boas ferramentas de estudo, mas não são conducentes a uma certificação oficial.

2) Se eu fizer um “Curso livre” (num centro de línguas) ou se eu frequentar uma disciplina de língua japonesa numa faculdade, fico com certificação?

R.: Não. Mesmo os alunos que frequentam cursos superiores onde a língua japonesa faz parte da estrutura curricular têm ainda assim que realizar o Teste de Proficiência de Língua Japonesa, conhecido como JLPT, o único que permite certificação oficial.

3) Qualquer pessoa pode candidatar-se a esse exame JLPT ?

R.: Sim. O JLPT não distingue de que modo o aluno estudou, se o fez através de aulas privadas, se frequentou um curso livre ou se estudou sozinho. Quando um candidato se inscreve no JLPT ele/ela está a candidatar-se ao acto de examinação do seu nível de língua japonesa em diversas áreas: leitura, oralidade, etc. Ao ser avaliado, fica verificado que nível de proficiência de língua japonesa é que essa pessoa tem. Conforme o nível, pode obter o N5 (reconhece competências básicas), o N4, o N3, o N2 ou o N1 (o mais avançado de todos). Assim sendo, os alunos têm uma grande vantagem em estudar japonês com quem já realizou estes exames e sabe dar informação de experiência própria, preparando com maior eficiência o aluno, de modo a que este tenha sucesso no exame.

4) Fazer o exame é gratuito ?

R.: Não. O JLPT é um exame pago. O aluno paga sempre para fazer o exame, independentemente de alcançar o resultado esperado ou não. Devido ao investimento que é necessário fazer, recomendamos que se preparem para o JLPT com um professor/a que saiba realmente explicar como é que estes exames se estruturam e como se executam.

5) Quem tem autoridade, em Portugal, para dar aulas de japonês que dão certificação ?

R.: Tecnicamente não existe nenhuma autoridade desse género em Portugal, e a certificação só pode ser feita pelo JLPT. Independentemente de onde o aluno estuda, com quem estuda, ou de que modo estuda, tem sempre de ir fazer o JLPT para obter a certificação. O JLPT é realizado em Portugal com o apoio da Associação de Professores de Língua Japonesa, Embaixada do Japão, Japan Foundation – ramo Madrid (não há em Portugal), e mais recentemente também com o apoio da Faculdade de Letras da Universidade do Porto (que tem cedido espaço para a realização do exame).

6) Como posso saber, de fonte segura, o que é o JLPT e de que modo é reconhecido pelo Governo do Japão ? (por exemplo, para usar o JLPT para provar as competências linguísticas para fins de estudo ou trabalho no Japão)

R.: Recomendamos que visite o website da Embaixada do Japão em Portugal, que é a representação oficial do Governo do Japão. (link: https://www.pt.emb-japan.go.jp/itpr_pt/00_JLPT2019.html ) Também pode visitar o website da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, na secção onde apresentam o que é o JLPT (link: https://sigarra.up.pt/flup/pt/web_base.gera_pagina?p_pagina=1021530 ).

7) Se eu estudar japonês com um professor nativo (que tem o japonês como a sua língua materna) é melhor do que se estudar japonês com uma pessoa que não seja do Japão ?

R.: Qualquer pessoa de nacionalidade portuguesa sabe/está capacitada para dar aulas de língua portuguesa? Qualquer pessoa portuguesa conseguiria preparar um estrangeiro para realizar um exame de língua portuguesa como aqueles que se fazem no final do ensino secundário/acesso à universidade ? Pois não. Na língua japonesa é o mesmo. O mais importante é aprender japonês com quem aprendeu japonês de forma a poder ensinar a língua japonesa. Claro que é fundamental que a pessoa que ensina japonês domine a pronunciação, saiba usar a língua japonesa em vários contextos, e sobretudo que consiga explicar ao aluno – usando a sua experiência própria – como se deve preparar para o exame e como o fazer de modo a obter bons resultados.

Continua a ler e sabe mais sobre como realizar uma preparação eficiente para obter a certificação oficial do JLPT em Portugal, com validade internacional e que também podes usar para estudar, viver e trabalhar no Japão !

Ao longo dos últimos dois anos, devido à pandemia, os alunos tiveram muito mais dificuldade em prepararem-se para o exame de língua japonesa. Para além disso, o exame não se realizou em 2020 nem em 2021 em Portugal. Neste momento já existe data para a realização do exame este ano – 2022 – mas muitos alunos tiveram de interromper as aulas (se as faziam presencialmente) e agora não podem ir fazer o exame já no Verão. Como o nosso Projecto Cultural e Pedagógico procura criar oportunidades para todos, e não baixa os braços face aos desafios, decidimos lançar um apelo a quem já tinha certificação do JLPT com o nível N3 ou superior, de modo que esteja capacitado para dar as aulas de preparação para os níveis anteriores. Assim, temos finalmente condições de anunciar que vamos abrir módulos de preparação para futuras edições do JLPT, com aulas online, em horário pós-laboral, mediante preços muito acessíveis (o nosso projecto não tem fins lucrativos, estes valores são para os professores), e com programação que visa preparar especificamente para o JLPT N4.

Estamos a preparar mais módulos como o que em baixo anunciamos, para que estas aulas tenham continuidade ao longo dos próximos meses. Por enquanto já está garantido o funcionamento do primeiro módulo em Maio e Junho. Os alunos que tenham realizado o N5 (o exame de nível mais baixo) podem seguramente entrar directamente neste módulo, para começarem a preparar-se para o N4. Os alunos que ainda não realizaram o N5 e não têm a certeza se conseguiriam tirar aproveitamento destas aulas, podem solicitar diagnóstico (é gratuito) e poderão depois vir a agendar aulas de compensação com o professor, para que tenham a preparação necessária de modo a juntarem-se ao grupo a partir da segunda quinzena de Maio.

Segue para o link https://forms.gle/H5YtLxqKdzNcsBFv8 e candidata-se a uma das DEZ VAGAS que temos neste curso. O tempo está a contar…

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s