Almoço “de bolso” ? Sim: Obento!

No dia 7 de Maio vamos realizar um workshop (online) dedicado à preparação de Obento – a caixa de refeição que é típica no dia-a-dia do Japão.

Para participar, inscreva-se até ao dia 5 de Maio, através das redes sociais (ver link no menu lateral) ou envie-nos email para umlongoveraonojapao@gmail.com

Não consegue contactar-nos?

Digite @proj-japaoeportugal.org no seu motor de busca e estaremos no topo da sua página.

A preparação de Obento pode ser adaptada às necessidades e gostos de cada um. É muito prático para a escola ou o trabalho. Se bem que o Obento não é uma categoria de “gastronomia tradicional japonesa”, o facto é que existem comidas que estão mais conotadas com Obento e que qualquer pessoa que viva no Japão vai reconhecer como “clássicos”. Neste workshop vamos apresentar alguns dos favoritos dos japoneses e explicar passo a passo como preparar. Pode assistir simplesmente (e inspirar-se para preparar o seu Obento noutra ocasião) ou pode estar a cozinhar connosco em directo. Os participantes vão receber lista de ingredientes e outras coisas que devem preparar com antecedência.

Neste workshop vamos fazer:

Obento simples de “karaage” ao estilo “tatsutaage”, isto é, com marinada prévia. Nesta caixa os acompanhamentos serão arroz branco com pickles, salada e frutas frescas.

Obento de Onigirazu com recheio de Spam+tamago. Esta é uma receita dos anos 50/60, mais clássico que isto não há! Ingredientes como spam foram introduzidos no Japão pelas forças de ocupação norte-americana (em regiões como Okinawa, Sasebo e Yokohama nota-se esta influência) e tornaram-se comuns junto das donas-de-casa japonesas por serem muito baratos e proporcionarem um bom aporte proteico e um sabor intenso. Claro que o spam é salgado, mas isso é compensado pela preparação do arroz a vapor e sem sal e pela presença de legumes dentro da “sandwich” Onigirazu. Aprenda a preparar esta comida da era Showa, uma autêntica viagem no tempo através da comida!

Se disser a alguém que o seu almoço hoje vai ser um Obento “Sanshoku”, de certeza que irão responder “que sorte!”, pois este é um dos preferidos dos japoneses. Sanshoku designa um obento em que, sobre uma cama de arroz, se dispõem três secções cromaticamente muito diferenciadas, em que uma delas é sempre uma forma de vegetais ou leguminosas verdes, a outra é ovos mexidos e a terceira é granulado de um tipo de carne a gosto. Para além disso, é acompanhado de vegetais ou tubérculos estufados.

Se há um Obento que seja omnipresente é sem dúvida o de “salmão shioyaki”. Na verdade, o salmão de salmoura grelhado é apenas uma das estrelas do conjunto. Outros elementos tradicionais são a omelete “tamagoyaki” (igualmente “grelhada”), os bróculos ao vapor, pedaços de tempura de vegetais ou as saladinhas de algas como complementos. Uma pessoa pode ter muita imaginação nos detalhes pois a combinação arroz e salmão será sempre um sucesso!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s