Curso de Estudos Japoneses
do Projeto Cultural e Pedagógico “Um longo Verão no Japão”
A partir de 105 euros por três meses de formação!
Descrição:
O nosso programa é o único curso integrado de Estudos Japoneses reconhecido pela Embaixada do Japão em Portugal (consultar site da Embaixada para mais informações). O programa cultural e pedagógico “Um longo Verão no Japão” faz parte da JapanNet – rede de entidades que promovem o conhecimento sobre o Japão em Portugal. Este projeto não tem fins lucrativos, o que significa que todos os valores de inscrição remetem a 100% para os formadores convidados e para as despesas de funcionamento, não tendo a organização qualquer benefício. Neste programa procura-se proporcionar ao aluno uma experiência imersiva nas várias dimensões dos Estudos Japoneses: língua, arte, história, sociedade, etc. Acompanhamos os projetos pessoais e profissionais de cada aluno no que diz respeito à sua aprendizagem sobre o Japão, e por isso aceitamos apenas um número limitado de inscrições em cada trimestre. Avaliamos gratuitamente o nível de língua japonesa (ou as prioridades para iniciar a aprendizagem) e elaboramos um plano individual para o trimestre. Os membros permanentes da organização são Inês M., membro da European Association of Japanese Studies e investigadora de Estudos Japoneses, e Ayano S., professora de língua japonesa de nacionalidade japonesa e com vários anos de experiência.
Lugares limitados:
Todas as sessões de língua japonesa terão, no máximo, 10 alunos. Todos os workshops práticos terão, no máximo, 14 alunos. Os alunos que frequentaram o curso no trimestre Setembro-Dezembro têm lugar cativo no trimestre Janeiro-Março, mas apenas até 20 de Dezembro. Após 20 de Dezembro as vagas preenchem-se por ordem de liquidação do valor da inscrição.
Avalie o seu nível:
Agende a avaliação do seu nível de língua japonesa (ou uma entrevista sobre as suas motivações no caso de ser para iniciação), gratuita, de modo a integrar este curso a partir de 6 de Janeiro.
Programa para o trimestre de Janeiro a Março de 2017
Janeiro:
6 – Língua Japonesa – Sessão especial de ano novo.
Os dois grupos (A e B) têm aula em conjunto, tendo o tema do Ano Novo, por isso a língua japonesa que se vai aprender tem a ver com tradições, histórias, expressões, jogos, etc. (Ayano S.)
Esta aula também vai incluir a prática de algum kanji, dentro do tema. (Inês M.)
Extra: Entrega do livro que vai ser o tema do Clube de Leituras: “O livro do Chá”, de Kakuzo Okakura.
13 – Chronospaper (atelier de encadernação manual):
Encadernação Tradicional Japonesa + manual de poesia Haiku
Nota: se desejar pode criar o seu caderno em branco, o manual de Haiku é oferta.
20 – Ayano S. :Língua japonesa
As sessões de língua japonesa são das 18h às 19.30h para o grupo A (iniciação) e das 19.40h às 21h para o grupo B (intermédio). No tempo remanescente (das 18h às 19.30h para o grupo B e das 19.40h às 21h para o grupo A) está disponível a prática orientada de kanji segundo o método “O Caminho do Kanji”, que é exclusivo deste curso, bem como a consulta da nossa biblioteca.
27 – Catarina Vitorino: Shodo – caligrafia (workshop)
Fevereiro:
3 – Paula Walker: primeira aula do Mini-Curso de Sumi-e (Apresentação do tema “Os 4 Cavaleiros”)
10 – Paula Walker: segunda aula do Mini-Curso de Sumi-e (Orquídea)
17 – Língua Japonesa
24 – Língua Japonesa
Março:
3 – Clube de Leituras: “O livro do Chá”, de Kakuzo Okakura
Nesta sessão teremos chá verde matcha, preparado de forma tradicional.
10 – Língua Japonesa
17 – Paula Walker: terceira aula do Mini-Curso de Sumi-e (Ameixeira).
24 – Paula Walker: quarta e última aula do Mini-Curso de Sumi-e (Crisântemo)
31 – Língua japonesa
Total:
6 aulas de língua japonesa presenciais e apoio on-line permanente; 6 workshops com artistas convidados; 1 Clube de Leitura + Livro; 1 livro extra (no workshop de encadernação); degustação de chás e outros produtos japoneses (antes ou depois das sessões); método “O Caminho do Kanji”©. Os materiais pedagógicos serão entregues aos alunos em papel nas aulas presenciais e através de email durante a semana.
Este programa não incluí ainda as visitas de estudo a espetáculos de cultura japonesa, pois a Embaixada do Japão ainda não anunciou o programa para 2017. No entanto os espetáculos são gratuitos e os alunos deste curso têm lugar garantido.
Tabela de preços:
Inscrição em todo o trimestre: 150 euros
Este valor inclui todas as sessões e todos os materiais pedagógicos.
Inscrição em sessões individuais:
Língua Japonesa – 10 euros por sessão
Workshops – 20 euros por sessão
Clube de Leituras – a participação é gratuita, mas não incluí o livro
Condições especiais e descontos (para inscrições em todo o programa):
– inscrições confirmadas e liquidadas antes de 20 de Dezembro: desconto de 30%, não acumulável com outros descontos
– estudantes: desconto de 30%, não acumulável com outros descontos
– menores de 15 anos: desconto de 30%, não acumulável com outros descontos
– residentes da Associação Cultural Condomínio Criativo: desconto de 30%, não acumulável com outros descontos
Considera-se inscrito no Curso ou em qualquer uma das sessões individuais depois de efetuar o pagamento. Para fazer o pagamento será fornecido o NIB por email ou sms.
Para solicitar inscrição por favor envie email para umlongoveraonojapao@gmail.com