O Caminho do Kanji: introdução

Data: 27 de Agosto (domingo)

Hora: das 16h às 17.30h

Local: Lisboa, Rua da Esperança (a morada mais detalhada será dada aos participantes inscritos)

Sessão de iniciação ao método “Caminho do Kanji”, o qual é uma criação original e exclusiva deste projecto cultural e pedagógico. A sessão irá realizar-se desde que se reúna o número mínimo de 5 participantes e terá, no máximo, 15 participantes. Os passos para se inscrever encontram-se no final desta descrição.

Esta sessão é de natureza introdutória, e prevê-se que o programa venha a ser implementado com regularidade a partir do próximo ano lectivo.

O Kanji, parte integrante da língua japonesa, é também a porta para a mundividência oriental. Portanto, a aprendizagem das palavras japonesas e do modo de comunicar em japonês não pode ser feita como habitualmente apresentam os manuais para os “ocidentais”, os quais sistematicamente deixam o kanji de fora até um nível intermédio de “proficiência”. Pelo contrário, o Caminho do Kanji não se foca na aquisição da língua japonesa em si mesma, mas na descoberta do uso e significado do kanji enquanto elemento central da língua e do pensamento. Para além de ser um método auxiliar para quem está a aprender japonês, o Caminho do Kanji tem o seu próprio fim, centrado na melhoria da concentração e na descoberta do essencial, com potencial meditativo quando introduzido deste modo: em relação e com tempo.

Durante a sessão, que terá uma componente prática muito forte, serão mostrados exemplos de caracteres japoneses e os seus usos e significados na contemporaneidade. Nesta sessão não será usado nenhum meio tecnológico que quebre a relação directa e próxima com os participantes, e por isso os únicos materiais que se vão usar serão papel e lápis. Os participantes serão lembrados com a devida antecedência para levarem esses materiais para a sessão.  Algumas folhas com exemplos de caligrafia serão distribuídas por todos, e também serão apresentados exemplos de caligrafia na arte e na história da China e do Japão. Toda a sessão será realizada com acompanhamento musical subtil, para promover a respiração e o relaxamento muscular. Também será distribuído pelos participantes uma taça de chá verde japonês no início da sessão para promover a hidratação, concentração e comunhão mental através da ingestão de um alimento comum.

Não existe idade máxima para a participação nesta sessão, desde que se reúnam plenas faculdades mentais; os menores de idade a partir dos 14 anos podem participar desde que acompanhados de um adulto que também participe. Não existem pré-requisitos.

Como se inscrever?
1 – enviar email com o seu nome e idade para:
umlongoveraonojapao@gmail.com

2 – receberá a referência para liquidar o valor da inscrição
3 – deverá enviar por email o comprovativo de pagamento (talão multibanco, print screen, foto, digitalização, etc)
4 – receberá email a confirmar que se encontra inscrito, e com os primeiros materiais de informação sobre o tema desta sessão

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s