Fotografias do Workshop de SHODO

No dia 1 de Julho realizou-se na Casa das Artes da Fundação Bissaya Barreto o primeiro Workshop de SHODO do projeto cultural e pedagógico “Um longo Verão no Japão”, o qual foi dirigido pelo Professor Tatsuya Kanda, convidado especial que nos visitou em representação da Fundação MOA. Estas são as fotos desse evento. Esperamos poder repetir a experiência, visto que este workshop esgotou muito rapidamente e ainda havia mais pessoas interessadas em participar. Recordamos que os interessados deverão escrever email para umlongoveraonojapao@gmail.com pois assim que tivermos 5 pessoas já podemos planear uma nova atividade, não só no âmbito da caligrafia mas também noutras artes tradicionais do Japão.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Escola Superior de Educação de Coimbra

No passado dia 15 de Abril o projecto cultural e pedagógico “Um longo Verão no Japão” esteve na Escola Superior de Educação de Coimbra a apresentar a cultura do país do sol nascente, fruto do convite de um grupo de alunos. A professora Ayano (docente de língua japonesa na UC) apresentou origami e caligrafia, e eu (Inês Matos) apresentei chá verde e a minha receita original de bombons de matcha. Também houve uma exposição de literatura, algum cosplay e o visionamento do primeiro episódio da série “Mergulho Nipónico”, que poderá acompanhar a partir do canal de youtube.

 

Kanji no Sótão

O projecto cultural e pedagógico “Um longo Verão no Japão” foi criado para a itinerância, para ir ao encontro das pessoas e das instituições onde quer que estivessem, mas confesso que estes últimos meses na Casa das Artes e a conviver com todas as pessoas do Condomínio Criativo me estão quase a converter à opção sedentária… A vida de nómada é boa, mas tratar das colheitas e ver as estações passar na mesma paisagem também não é mau.

Entre os vários eventos que lá se realizaram, um deles foi sendo expandido, multiplicado, re-editado, e agora já é quase regular. Trata-se do workshop de kanji. Como não há duas sessões iguais, os meus queridos alunos voltam e voltam e voltam. E eu fico muito feliz! Por isso continuo com o Kanji no Sótão, e enquanto houver alunos… há kanji! O próximo é já na terça-feira, 26 de Abril, continuamos com o horário das 18.30h às 20h.

Na próxima semana vou enviar a newsletter com a informação acerca do que está programado para o mês de Maio, datas e afins. (Se ainda não recebe a newsletter escreva para umlongoveraonojapao@gmail.com )

O vídeo sobre o tema que nos vai ocupar nos próximos workshops pode ver-se aqui.