“Shinrin-yoku”, ou como ficar mais feliz no meio do verde !

Sabia que a imersão numa floresta ou reserva natural se traduz em melhorias de saúde comprovadas pela ciência? (Algo que é cada vez mais do interesse da comunidade cientifica internacional!)

E sabia que os japoneses têm uma palavra para isso?

“Shinrin-yoku” entrou no vocabulário do bem-estar (wellness) ocidental há alguns anos, mas pelo meio perdeu-se qualquer coisinha na tradução. Com efeito o “shinrin-yoku” japonês não é só um banho-de-floresta casual, nem tão pouco a ideia de “desfrutar” da mesma. Na tradição japonesa, enraizada no shintoismo, reconhece-se valor espiritual a todas as coisas do mundo natural, viventes e não viventes, pelo que o banho-de-floresta é uma relação necessariamente simbiótica e também purificadora. Ao ser humano, mais do que “tirar partido” da floresta, cabe-lhe valorizá-la, protegê-la, reconhecer que a vida brota da natureza em si. Consequentemente, o ser humano colhe então todas as vantagens de um rejuvenescimento, físico, mental e espiritual. Quanto mais o ser humano de re-orienta para a natureza, entre outras coisas através dos banhos-de-floresta, mais enriquecida se torna a sua vida, e também melhor está a sua saúde. A isto chamaram os japoneses shinrin-yoku.

Na actividade “Shinrin-yoku” que vamos realizar no dia 14 de Novembro, os participantes ficarão a conhecer uma bio-reserva criada em Portugal pela Associação Não Governamental Ambiental “Mil Voz Natureza”, a qual se constituiu como Associação sem fins lucrativos em 2019 e tem, desde então, criado uma rede de bio-reservas e áreas protegidas na floresta nativa portuguesa. Ao ser guiado por este espaço, ficará a compreender o valor ecológico das espécies vegetais e animais que o habitam e poderá participar em alguns dos trabalhos de manutenção da mesma. Estes, de actividade ligeira, são sempre orientados pelos membros da Mil Voz Natureza, e destinam-se a garantir a segurança e sustentabilidade das secções da reserva que são visitáveis pelo público geral.

Para participar neste evento deverá confirmar o seu estatuto de associado da Mil Voz Natureza e também submeter o formulário de inscrição: https://forms.gle/MWhm9rFQwhaooovf8 .

A participação é gratuita e é orientada para associados da Mil Voz Natureza. Não sócios poderão aceder a este evento caso os lugares não se encontrem esgotados 8 dias antes do mesmo.

O ponto de encontro será indicado por email , depois de submeter o formulário de inscrição. Poderá ainda beneficiar de um sistema de boleias a partir do centro de Coimbra.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s